O mercado livre de energia é um ambiente no qual consumidores e fornecedores têm a liberdade de negociar contratos de compra e venda de energia elétrica diretamente, sem a necessidade de adquiri-la das concessionárias locais de distribuição. Nesse modelo, os consumidores podem escolher seus fornecedores de energia, buscando ofertas mais competitivas em termos de preços e condições contratuais que melhor atendam às suas necessidades. Essa flexibilidade proporciona oportunidades de economia e estimula a competição entre os fornecedores, incentivando a eficiência e a inovação no setor elétrico. No Brasil, por exemplo, o mercado livre de energia foi regulamentado pela Lei nº 9.074/1995 e é operacionalizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), representando uma alternativa ao mercado cativo, onde os consumidores são obrigados a adquirir energia das concessionárias locais a preços regulados pelo governo.
No Brasil, o mercado livre de energia elétrica permite que consumidores conectados em rede de Alta ou Media Tensão (Grupo A) possam escolher seus fornecedores de energia elétrica, negociando contratos diretamente com geradores ou comercializadores de energia. Isso inclui indústrias, grandes empresas, shopping centers, hospitais, entre outros. Consumidores conectados em Baixa Tensão (Grupo B) estão no mercado cativo, onde a energia é adquirida por meio das distribuidoras locais, reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
- Redução de Custo
Você pode escolher quem vai te fornecer energia elétrica, com isso conseguimos reduzir até 40% o custo de energia. - Negociação de contratos
Você pode negociar os termos do contrato de energia elétrica diretamente com a empresa que fornece a energia, o que pode te dar melhores condições e preços. - Previsibilidade de custos
Com contratos de energia de longo prazo, você sabe quanto vai pagar, o que ajuda a planejar os gastos. - Uso de energia verde
Você pode optar por comprar energia de fontes renováveis, como solar ou eólica, ajudando o meio ambiente. Inclusive com certificações internacionais I-Rec. - Horário de Ponta
Consumidores desfrutam de flexibilidade em relação aos horários de consumo, especialmente durante os períodos de pico conhecidos como “horários de ponta”. Ao contrário das tarifas mais elevadas aplicadas pelas distribuidoras locais durante esses períodos, os consumidores do mercado livre tem custos mais baixos.
Não, os consumidores não precisam fazer investimentos significativos para entrar no mercado livre de energia. No entanto, se as instalações elétricas não estiverem em conformidade com os padrões da distribuidora local, podem ser necessários ajustes para atender às normativas vigentes. Esses ajustes, quando exigidos, visam principalmente garantir a segurança e a conformidade com as regulamentações locais, e não estão diretamente relacionados à adesão ao mercado livre de energia.
Não necessariamente. Em muitos casos, os consumidores não precisam instalar equipamentos adicionais para aderir ao mercado livre de energia. A infraestrutura elétrica existente costuma ser suficiente para a transição. No entanto, em situações específicas, pode ser necessário algum ajuste ou instalação de equipamentos, principalmente se as instalações elétricas não estiverem em conformidade com os padrões da distribuidora local ou se o consumidor desejar implementar geração própria, como painéis solares. Nesses casos, serão necessários uma avaliação individual de cada consumidor.
SOLICITE ANÁLISE DA SUA EMPRESA
Reduza os custos da sua empresa com a Spirit Energia
SEJA CLIENTE DA SPIRIT ENERGIA
Nossa missão é fornecer soluções inteligentes e personalizadas para cada um de nossos clientes, ajudando-os a obter melhores preços e condições contratuais favoráveis no Mercado Livre de Energia.
VALORIZAMOS A PARCERIA
A base para oferecer soluções assertivas e eficientes é entender a necessidade de nossos clientes.
Para isso, o acompanhamento diário das operações de energia dos clientes e a busca incessante por melhores oportunidades de mercado é essencial.
ATUAMOS EM TRÊS ÁREAS DISTINTAS
Gestão e Assessoria de Consumidores no Mercado Livre de Energia, Gestão e Assessoria de Geradores de Energia e Assessoria em operações de comercialização de energia.